WTF???


Ontem começou o act 1 do Festival SuperBock SuperRock. Eu - e penso que a maioria das pessoas que lá se deslocaram - fui para ver Metallica, mas também conhecia Satriani e sinceramente gostei bastante do concerto que deu. Muito bom. Mas já lá irei.

Não sei qual o problema no primeiro dia deste festival, mas o que é certo é que isto já não é a primeira vez que acontece. Demorei uma hora, aproximadamente (mais para mais do que para menos) para entrar no recinto - UMA HORA!! Estava uma confusão!
Depois, dentro do recinto é que foi o melhor (para o comer, estavam as filas do costume, mas acho que isso já é crónico...). Eu gostava de saber quem teve a brilhante ideia de colocar um gradeamento fixo a meio do recinto de forma transversal - ou seja, paralelo ao palco, dividindo a plateia em 1ª plateia e 2ª plateia. Aquele gradeamento foi o cabo dos trabalhos para quem queria ir para a frente ou para trás, uma vez que, além desse gradeamento, havia outra separação que ia da barraca das luzes e som até ao gradeamento fixo, o que nos obrigava a dar a volta ou por trás dessa cena, ou então tentar a nossa sorte lá à frente...enfim foi uma confusão que só provocou mais confusão e muitas provocações - sabemos muito bem que este tipo de bandas trás muita gente mais virada para os problemas e violência e era o que eu estava mesmo a ver que ia acontecendo ao pé de mim, após várias ameaças verbais... Durante o concerto de Satriani 'tava-se muito bem, sem problemas. Agora, enquanto esperávamos por Metallica começou a confusão, que se prolongou até depois deles começarem a tocar, o que me estragou um bocado o concerto. Felizmente lá se acalmaram e pude apreciar decentemente esse grande espectáculo.

Bem, o primeiro concerto que vi foi o de Joe Satriani, e apesar de não ter qualquer espectáculo de luzes de relevância, ele também não precisou de nada disso. A sua qualidade técnica e musical eram mais que suficientes. Depois de ouvir várias opiniões que demonstravam um certo desagrado por o terem posto a tocar no mesmo dia de Metallica, penso que essas opiniões se dissiparam por completo, pois o que eu vi foi um público rendido à mestria deste guitarrista. Não posso comentar mais além disto, porque não conheço bem o seu trabalho - foi-me dado a conhecer há alguns anos pelo meu pai, um amante da guitarra, mas não me atraiu assim muito na altura, devo confessar.


Os Metallica foram iguais a si mesmos, não estavam só ali para fazer "mais um concerto", mas divertiram-se imenso connosco, o público Português, que estava ontem no seu melhor e não queria por nada deixá-los ir embora, tendo direito a 2 encores e a um fim fantástico com Seek and Destroy, para não falar no espectáculo pirotécnico em One.

Eis a setlist:
Creeping Death (Ride the Lightning)
For Whom The Bell Tolls
Ride The Lightning (Ride the Lightning)
Disposable Heroes (Master of Puppets)
The Unforgiven (Metallica)
...And Justice For All (...And Justice For All)
The Memory Remains (Metallica)
The Four Horsemen (Killem' All)
Orion (Master of Puppets)
Fade To Black (Ride the Lightning)
Master of Puppets (Master of Puppets)
Battery (Master of Puppets)
- - - -
Sad But True (Metallica)
Nothing Else Matters (Metallica)
One (...And Justice For All)
Enter Sandman (Metallica)
- - - -
Am I Evil? (Garage Inc.)
Seek and Destroy (Killem' All)

Com um conjunto de músicas como este, penso que dá para ter uma ideia de como foi o concerto. Eu apenas posso falar por mim: fartei-me de cantar e abanar o capacete!
Para a próxima lá estarei!



P.S.: Só mais uma nota. Mas que raio de estória é esta de começar concertos às quatro da tarde??? Compreendo, que devido à existência de apenas 1 palco se tivesse que condensar todas as bandas, mas quatro da tarde??? Presumo que a afluência a esses concertos iniciais não tenha sido muito grande...

________________________________________________

Links:

http://www.superbock.pt/SuperMusic/SBSR/
http://www.metallica.com/
http://www.satriani.com/2004/

29 junho 2007

Previews

Hitman



American Gangster



Michael Clayton



Hot Fuzz

28 junho 2007

Pedras Rolantes



Só os Rolling Stones para me arrastarem para "território inimigo", ou seja, Estádio do Dragão e ontem, Estádio de Alvalade.
No Dragão fiquei mesmo em cima do palco para poder ver os velhinhos mais de perto - e já me estava a passar com o raio do Mick Jagger que não parava um minuto para me deixar tirar uma fotozita :|
Ontem optámos por ficar atrás para poder apreciar melhor o espectáculo visual, que é bastante bom, diga-se de passagem.
Em relação à performance, que dizer?? São sexagenários, mas estão aí para as curvas no que diz respeito ao fôlego musical. Além do incansável Mick que correu - de novo - o palco de lés a lés, Ronny, Keith Richards e Charlie Watts (o único que parece um deslocado no meio de tudo!) não ficaram nada atrás, com excelentes prestações, e a presentearem-nos com momentos muito blues, que fiquei com pena de não terem durado um pouco mais.
Desta vez, o Mr. Jagger estava a falar mais português, com uma bela pronúncia, diga-se de passagem, mas tenho a impressão a nossa Ana Moura teve algo a ver com isso, ela que fez um pequeno dueto com Mick Jagger - não me perguntem é pela música, porque eu não sou assim tão grande fã dos Stones quanto isso. Mas foi bem, muito bem :)
A meio do dia de ontem noticiavam que apenas metade dos lugares disponíveis estavam vendidos, mas a mim pareceu-me uma casa bem apetrechada, apesar de não estar esgotada. O público português é de facto o maior e ontem não se deixou ficar mal, como de costume.

Depois disto, fico surpreendida de, na minha vida, ter tido a oportunidade de ver os Stones ao vivo, duas vezes, quando pensava que isso já não iria acontecer - e mais ainda a minha mãezinha, ela sim uma grande fã e que também viu os Stones nestas duas últimas visitas.

Provavelmente eles já não virão mais a Portugal, infelizmente, mas aconselho vivamente a verem o concerto desta tour se já existir em DVD, porque vale mesmo a pena.

26 junho 2007