Over The Top

Foi a única coisa que me veio à cabeça depois de ver o último filme nos cinemas com o Bruce Willis, "Die Hard 4.0" (ou se gostarem mais, "Live Free or Die Hard").

Realmente, é Bruce Willis que carrega o filme às costas do início ao fim, saíndo praticamente ileso depois de explosões e mais explosões e choques em cadeia e uma pequena aventura de camião e F35...enfim, só vendo é que se acredita.
Com isto não quero dizer que me arrependi de ir ao cinema - antes pelo contrário, deu para passar um bom bocado e sempre a rir, quer seja pelas belas piadas ditadas pelo Detective John McClane, quer pelas cenas de acção tão exageradas que só dava mesmo para rir.
Não me parece ficar muito atrás dos "clássicos" de acção anteriores, mas essa é só a minha opinião...(bem se calhar ainda fica um pouco atrás dos 2 primeiros...)
Gostei particularmente do Timothy Oliphant - o único filme que tinha visto até hoje com ele tinha sido o "Gone in 60 Seconds". Estou agora à espera do "Hitman". Será que vai ser alguma coisa de jeito?
Por fim só uma menção honrosa para o secundário Justin Long e para a estrela asiática Maggie Q.

"Die Hard" foi o que vi hoje, mas ontem também fui dar uma volta ao cinema e ver o último Harry Potter (já me ando a cansar um bocado de ver sequelas...quem lê os meus posts deve pensar que só vejo blockbusters). E já li muita coisa mázinha sobre o filme, mas sinceramente achei que este foi o que adaptou da melhor forma um dos livros da saga Potter. Fiquei bastante satisfeita com o que vi, mas tenho de concordar que para quem não leu os livros ou viu os filmes anteriores, o filme passa um pouco ao lado. Também já ouvi por aí que faltou mais profundidade dramática aos actores, mas pareceu-me que o Daniel Radcliffe teve neste "Harry Potter e a Ordem da Fénix" a melhor prestação até agora. Gostei bastante, mas penso que os outros actores, nomeadamente a Emma Watson continuam um pouco superiores. Do restante elenco que dizer? Só grandes nomes que correspondem exactamente ao que se espera deles.
Só uma nota final para o espaço dado às personagens dos gémeos Weasley. Penso que são das personagens mais subutilizadas nos filmes. Nos livros têm uma projecção relativamente importante e são das personagens mais engraçadas da estória, tenho pena que não tenham sido melhor transportados para o cinema...

Para mais informações:

http://www.livefreeordiehard.com/
http://harrypotter.warnerbros.com/

14 julho 2007

This Summer Bourne Comes Home



Depois de dois brilhantes filmes, "The Bourne Identity" e "The Bourne Supremacy", eis que chega finalmente, "The Bourne Ultimatum", o último filme desta trilogia. A trilogia Bourne, baseada nos livros homónimos escritos por Robert Ludlum, conta a estória de Jason Bourne, um assassino deixado à sua morte e sem memória do seu passado. Ao longo dos dois filmes iniciais Bourne vai seguir várias pistas que o levam a descobrir uma organização secreta da CIA, a qual quer ver-se livre dele. Bourne ultrapassa vários obstáculos, tentando desaparecer e ser esquecido. Não o consegue e por fim retalia tentando descobrir a verdade sobre o seu passado. É com este último tomo que vamos por fim descobrir quem está por detrás do seu passado e quem é realmente Jason Bourne.

Paul Greengrass volta a tomar as rédeas deste projecto, após o trabalho de Doug Liman no primeiro volume das aventuras deste agente secreto. Matt Damon é de novo Bourne, retomando o papel que o revelou como actor de filmes de acção, acompanhando de um elenco de grandes actores onde se incluem os repetentes Brian Cox, Chris Cooper, Julia Stiles, Joan Allen e os "novos" David Strathairn, Albert Finney, Daniel Bruhl, Scott Glenn, Paddy Considine

A estreia está prevista para 3 de Agosto próximo. Eu lá estarei.

10 julho 2007

I Am Megatron!



E lá fui eu mais um vez fazer uma visitinha ao cinema, desta vez para ver o tão esperado blockbuster "Transformers". Eu tenho de confessar que ia um pouco de pé atrás, realizado por quem é. Só o espectro do Steven Spielberg me deu alguma confiança. Tal como muita gente da minha geração, eu não perdia um episódio destes desenhos animados naqueles saudosos sábados de manhã, mas já foi há tanto tempo que eu não me recordava muito bem da estória. Agora os bonecos, isso sim, ficaram na minha "petit memoire" (afinal ainda era uma petiz). E posso dizer com toda a certeza que os Autobots e Decepticons criados para o filme estão muito, muito bem feitos. Apesar de terem levado um upload, ainda nos fazem recordar daqueles rascunhos que víamos na TV. A nível de adaptação está óptimo, com uns efeitos especiais excelentes - da georgiana Industrial Light & Magic.



Eu não falei da estória porque, no fundo todos nos lembramos do básico: a luta entre Autobots (os Bons) e Decepticons (os Maus) para se apoderarem do Cubo e dominarem o Espaço, apanhando-nos, nós humanos, pelo meio e em risco de extinção. O filme não passa muito disto, inserindo uns pequenos pormenores em torno da linha principal, mas poucos.

O realizador esteve muito bem, tenho de admitir. Ele para este tipo de filmes tem jeitinho - os elementos clássicos do filme lá tinham de estar: o herói (ou neste caso mais um anti-herói), a rapariga, a catástrofe que os une...bla bla bla - mas o facto de incluir uma memória de infância tão querida muda um pouco a visão e mesmo que a estória não seja nada do outro mundo, faz-nos passar um bom bocado (cerca de 145 minutos) "walking down Memory Lane".

Teve presenças muito engraçadas de vários actores, nomeadamente o pequeno momento do actor Bernie Mac, e inesperadas - pelo menos para mim, que li pouco sobre o filme antes de o ver - como o John Turturro. O actor principal Shia LeBeouf tem aqui um dos primeiros papéis principais da sua carreira, após várias intervenções em séries americanas e alguns papéis secundários em filmes de alguma projecção. Penso que, e como se tem vindo a dizer, o rapaz tem futuro, mas só o tempo o dirá. Pelo menos a nível de aparência faz o meu género, veremos se tem oportunidade de mostrar mais os seus dotes de actor (vou esperar expectante a sua prestação no novo Indiana Jones).

Uma nota ainda, para a voz de Optimus Prime, que é feita no filme pela mesma pessoa que a fez nos desenhos animados originais (na versão americana, claro está) e a de Megatron, pelo grande actor Hugo Weaving.


Para mim, é já um dos filmes de 2007 e aconselho a ver em Sala de Cinema.

06 julho 2007

Um tesourinho

Descobri ontem ao vivo (pois já tinha ouvido gravações de algumas músicas deles) os Linda Martini.
São uma nova banda portuguesa, que canta em Português e tem um som muito bom. Só posso dizer que fiquei muito bem impressionada. Gostei bastante do quanto se deram em palco, apesar de não estarem a actuar num local privilegiado para este tipo de concertos e haver muitas pessoas de passagem. No entanto fiquei impressionada por terem tanta gente que os adora e que conhecia todas as músicas que tocaram, apesar de não a nível geral não serem muito conhecidos - tenho a impressão que apenas a antena 3 é que passa alguma coisa deles.
Parece-me que têm futuro e ainda bem!



Para mais informação:

http://www.myspace.com/lindamartini

01 julho 2007