Three Down and I Couldn't Do It - The Darjeeling Limited

Pois é meus amigos! Não consegui cumprir os meus objectivos (o "Atonement" ficará para amanhã...). Mas mesmo assim acho que não foi mau, tendo em conta que tive exame hoje :) (também tenho de estudar não é?)...

Hoje fui ver um filme que, perto de mim, só estava em 2 cinemas, ambos em Lisboa: Monumental e UCI El Corte Inglés. Como já viram, trata-se do último trabalho de Wes Anderson, o autor de um dos meus filmes favoritos: "The Royal Tennebaums" (que, aliás, comprei hoje, foi a minha prenda para mim própria ;) - pois é, eu sei, tenho muitos filmes favoritos, mas eu sou assim, gosto muito de muitos filmes.

"The Darjeeling Limited" é mais um filme que retrata uma família algo disfuncional. Neste caso, 3 irmãos, que há um ano se separaram e se afastaram. O mais velho, Francis Whitman (Owen Wilson), tenta uma reaproximação com os irmãos, Peter (Adrien Brody) e Jack (Jason Schwartzman), tendo como base uma viagem espiritual, através do expresso Darjeeling Limited, levando-os através do deserto remoto da Índia em busca de uma nova confiança e intimidade entre eles. A viagem não corre como previsto, como já se estava a ver, mas leva-os para caminhos inesperados, caminhos que se vão tornar os mais certos e os que eles precisavam para realizarem uma catarse.

O filme divide-se em 2 partes, sendo a primeira uma pequena curta - "Hotel Chevalier" - com a personagem de Schwartzman e a sua ex-namorada, aqui interpretada por Natalie Portman. É uma pequena introdução, interessante, na minha opinião, ao filme.

Além dos 3 actores principais, o outro grande actor nesta trama familiar são as malas de viagem dos 3 irmãos, todas com o mesmo padrão e letras iniciais e que estão quase sempre presentes.

Como nota de curiosidade, "The Darjeeling Limited" é também escrito e produzido por Roman Coppolla (como devem saber, primo de Jason Schwartzman).

O filme compõe-se de momentos hilariantes e outros mais tristes, filmados da maneira típica de Wes Anderson, com as personagens algo caricatas habituais na sua filmografia e um mundo cheio de cores fortes e contrastantes. Atentem a Bill Murray que surge num pequeno cameo e Anjelica Houston também dá um ar de sua graça, como tem vindo a acontecer nos últimos filmes de Anderson.
Eu recomendo, mas convém despacharem-se, porque se está mesmo a ver que o filme não vai ficar por aqui durante muito mais tempo...
P.S.: desculpem este português, mas não estava nas melhores condições ambientais (ando sem computador, por isso tenho de me sujeitar ao que há).

30 janeiro 2008

Two Down, Two to Go: 3-10 to Yuma

Ontem foi o dia de ir assistir a "3-10 to Yuma" (ou, se quiserem, "O Comboio das 3 e 10"). O último filme de James Mangold, também responsável por, entre outros, "Walk the Line" (sobre a vida de Johnny Cash, com Joaquin Phoenix e Reese Witherspoon), "Girl, Interrupted" (com Anjelina Jolie, Winona Ryder ou Vanessa Redgrave) ou "Cop Land" (que contou com a prestação de Silvester Stallone, Ray Liotta, Harvey Keitel, entre outros...).
Também neste "3-10 to Yuma", Mangold rodeia-se de excelentes actores como: Russell Crowe, Christian Bale, Peter Fonda, Ben Foster, Logan Lerman ou Luke Wilson, num papel mais pequeno. Esta é uma nova versão do filme de 1957, de mesmo nome, realizado por Delmer Daves, e conta a estória de Ben Wade, um ladrão e assassino do Velho Oeste, que é perseguido pela empresa dos Caminhos de Ferro, o seu principal alvo. Ben Wade, comete um erro e é apanhado principalmente devido à intervenção de Dan Evans, um rancheiro que está na miséria e em risco de perder as suas terras para a mesma empresa de Caminhos de Ferro. Ben Wade tem de ser levado até Contrition onde deve apanhar o comboio das 3 e 10 para a prisão de Yuma. Evans oferece-se para ajudar nessa viagem em troca de dinheiro (e também para demonstrar ao seu filho mais velho que é um homem com coragem e que faz as coisas) e assim começa a penosa caminhada.
Ben Wade, chefia um gang de homens violentos e selvagens, que têm gozo em matar mas que ao mesmo tempo nutrem (na sua maioria) um grande respeito por ele. [spoiler ?]Apesar de mostrar frieza na suas acções, Wade não é exactamente aquilo que parece e os seus objectivos de vida não se reduzem a roubar e matar por dinheiro. Ao longo do caminho até Contrition, Wade vai conhecendo melhor o seu oponente, que não é necessariamente o seu rival, ganhando respeito por ele. [fim de spoiler?]

"3-10 to Yuma" é, no fim de contas, um filme sobre honra, decência, fazer o que está correcto e respeito entre homens.

James Mangold assina aqui um grande filme, na minha singela opinião. [spoiler] Como todos os filmes, este apresenta a sua batalha final, mas não é como nos outros filmes, em que parece que é obrigatório tê-la, mesmo quando não há razão para ela existir, apenas existe porque faz parte da ordens das coisas. Aqui a batalha final é algo natural, é o que se espera quase desde o início do filme e termina de uma forma tão certa.. [fim de spoiler (se é que isto foi spoiler...)].

Quanto aos actores, o que hei-de eu dizer? Russell Crowe é um dos meus actores favoritos há já alguns anos e por isso sou suspeita, mas acho que ele aqui volta em grande, mesmo em grande! Melhor do que em "American Gangster". Christian Bale, um actor que também respeito, está, como sempre, perfeito - um actor que soube crescer nesta indústria... Ben Foster confirma o que já se tem dito sobre ele - está a tornar grande e se continuar assim quem sabe onde vai parar.

Penso que a revelação, aqui, está em Logan Lerman. Por acaso já conhecia este jovem actor da série "Jack and Bobby", que passava às tantas na RTP 1 às uns tempos...Penso que esta nova exposição pode ser o re-start na carreira de Lerman, mas só o tempo dirá se estou certa ou errada.

Só uma nota acerca da adaptação feita da estória de Elmore Leonard. Ele é o autor desta mas também de outras adaptadas ao cinema. Entre elas estão:

Bem, agora o próximo é que não sei qual será. Vai ser consoante a inspiração..

28 janeiro 2008

One Down, Three To Go - Cloverfield

E pronto! Lá começou a minha maratona da semana. Comecei, como é óbvio (não pela superioridade do filme - porque ainda não vi os restantes para comparar - mas sim pelo título do post...), pelo último filme produzido J.J. Abrahams e que tanto deu que falar na net nos últimos meses.
"Cloverfield" trata da estória de um grupo de amigos que, durante a festa de despedida de um deles, Rob Hawkins, se vêem no meio de uma invasão de algo (sim, é um bicho, mas agora dizer o que aquilo é, é que eu não consigo dizer...sorry) que está a destruir Manhattan. E no meio entram os militares. E basicamente é isto (é um blockbuster, queriam o quê?).

Eu bem sei que, pelo que acabei de escrever, parece que não gostei do filme, mas a verdade não podia estar mais longe.

Durante estes últimos meses e desde que surgiram os primeiros boatos sobre a nova e hiper-mega-ri-fixe produção do J.J. Abrahams, que deixei de ler ou ver o que quer que saísse. Sejamos sinceros, a última vez que houve um hype tão grande acerca de um filme pelo mundo virtual que é a net, foi sobre o "Snakes on a Plane" e todos sabemos o quão virtual era a qualidade desse filme... Por isso, tentei abstrair-me do que se dizia e muito menos ver trailers ou o que quer que fosse acerca de "Cloverfield", para aproveitar o que dali ia vir (mau ou bom).

Sim, é um blockbuster e por isso não se pode esperar coisas muito profundas e melodramáticas. No entanto, o filme resulta muito bem, não só por ser filmado (penso eu, que) literalmente de câmara ao ombro e não só (para quem não aguenta ver imagens tremidas durante muito tempo que se prepare...), mas, também, pelo ambiente mais realista da cena, sem amores impossíveis ou amizades mais profundas do que a vida (bem, isso está lá, mas de uma forma mais ténue, mais - não sei se a palavra é esta - verdadeira). Penso que o uso de actores desconhecidos do grande público ajudou a criar essa atmosfera e é difícil, ao ver o filme, não acreditar que aquilo podia acontecer e que aquelas pessoas podiam existir. E aqui reside, na minha opinião o grande trunfo de "Cloverfield": as personagens que podiam ser a pessoa que passa por nós na rua. Há montes de filmes que filmam os eventos desta forma, mas aqui o trabalho de actores foi fundamental, quase todos com experiência maioritariamente em TV. Não conheço nenhum deles, mas posso destacar aqui Michael Stahl-David, T.J. Miller e Jessica Lucas.
Também o realizador, Matt Reeves, tem um passado na TV e na minha opinião não se saiu nada mal.

Nota: mas qual é a cena do "Nome de Código" que as distribuidoras portuguesas tanto insistem em colocar nas designações nacionais de certos filmes??? Já cansa, não?


Bem, parece que a escolha não me saiu furada. Amanhã temos "3-10 to Yuma".

27 janeiro 2008

Sugestão



...às 22:45...
(Um dos meus filmes favoritos...falta-me ver a versão original, "Fingers")


...às 00:30...


Para não variar, na RTP 2.


Ah, e ainda, na RTP 1:
Para recordar uma das melhores performances de Heath Ledger...

...às 23:15...

26 janeiro 2008

Até Quarta-feira...

...quero ver estes filmes:









Wish me Luck!
Entretanto, acabei ontem de ler o livro "Expiação" de Ian McEwan (de rajada, diga-se de passagem). Nunca li um livro tão rápido. Muito bom mesmo. Agora tenho a fasquia muito alta em relação ao filme, vou ficar desiludida, como é óbvio - o filme nunca supera o livro. Mas estou curiosa.
O livro, recomendo vivamente! Adoro a descrição das personagens e daquilo que as motiva, o que as leva a ter determinadas atitudes - muito pormenorizada, mas nunca aborrecida ou chata. Adoro a descrição que o escritor faz da guerra, tanto nos combates como nos pontos mais recuados, como os hospitais que recebem os feridos e as pessoas que aparentemente nada têm a ver com a causa da guerra mas que são afectadas por ela. O livro não trata apenas daquele triângulo Robbie-Cecilia-Briony, mas envolve muito mais do que isso.

RIP Heath Ledger (1979-2008)

Fiquei mesmo chocada quando vi ainda há minutos a notícia de que Heath Ledger morreu (provavelmente de overdose)...É que não estava mesmo nada à espera...
Parece que a última coisa que vamos ver dele vai ser mesmo o novo Batman...



Mais um atrás de Brad Renfro. Mas havia alguma necessidade disto? Porque é que esta gente não consegue ser pura??

23 janeiro 2008

O Federer que se cuide

Hoje tive a oportunidade de ver um dos jogos dos quartos-de-final do Open da Austrália e descobri esta pequena pérola: Jo-Wilfried Tsonga.


Tsonga nasceu em Le Mans, França, em Abril de 1985, tendo ascendência, por parte do pai, congolesa. Já venceu 4 Challenger em 2007 e venceu entre outros Carlos Moya ou Leyton Hewitt.
Já jogou em Wimbledon, no Australian Open de 2007 e no U.S. Open e está neste momento a competir no Australian Open de 2008.
É conhecido como Muhammad Ali, por ser bastante parecido com ele e, segundo um dos comentadores portugueses da Eurosport, porque fora do campo é bastante calmo como o Campeão de Pugilismo.

Fez um grande jogo, hoje, contra o russo
Mikhail Youzhny e vai em direcção às meias-finais para se bater com Rafael Nadal. It's just me ou este vai ser um jogo a não perder??

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Jo-Wilfried_Tsonga

22 janeiro 2008

Prós e Contras (esse belo programa...)

Então? Já tinham saudades de mim??
Para matar o jejum de mais de uma semana, venho só fazer um comentário ao programa de hoje, dia 21 de Janeiro de 2008, sobre a nova lei do tabaco (e sim, eu consegui aguentar até à 1:30 sem mudar de canal...a não ser nos intervalos).
Apercebi-me como a malta de letras (tipo advogados e historiadores) consegue ser ignorante ao máximo e não percebe nada de ciência (quando se falou em gramas de monóxido de carbono e pascais ficou tudo às aranhas...) e como não quer perceber nada de ciência - continuam a pensar no seu próprio umbigo e nas suas próprias liberdades mas não querem respeitar a liberdade dos outros...

E aquela apresentadora/"jornalista"...já se acalmava não? (até que levou a rebocada do médico da tal associação anti-tabágica)...

Bem, e mudando ligeiramente de assunto...

Fui às compras e logo que consiga acabar com as 6 páginas que me faltam ler do livro "A Íliada" (ainda não vi nem ouvi falar de nenhum cavalo de Tróia....) eis o que me espera na mesinha de cabeceira:






Isto é o que dá ir à fnac...uma pessoa não consegue resistir...

O último está em primeiro lugar na espera, porque ainda quero ver o filme a seguir - estou à espera que ainda se mantenha por aí durante algum tempo, com o globo de ouro ganho e uma nomeação ao óscar muito provável (ou várias...). O "Sedução, Conspiração", por Eileen Chang, é o livro em que se baseia o último filme de Ang Lee (como devem saber), mas não sei quando é que esse vai estrear. Alguém me ajuda?

Sugestão


Às 22:00 no Canal Hollywood.



Às 22:45 na RTP 1.

13 janeiro 2008

Este ano vou à falência



Ele é Iron Maiden.


Ele é Metallica...

E ainda não confirmaram mais nomes...

Parece que o Emir e a No Smoking Band também páram por cá este mês...E o Charles Aznavour para o mês que vem!

Digam-me: o que é que eu vou fazer à minha vida!??

Down In Mexico

Pensava que ainda ia demorar, mas já vi o último filme do Tarantino: "Death Proof" e para ser sincera não desgostei nada.
Sim, não tem uma estória muito elaborada. Sim, as personagens não tem um grande fundo dramático. Mas, sinceramente, acho que para me entreter não faltou mesmo nada.
Enjoy boys (mas que belo som!)



Agora só fica a faltar o "Planet Terror"...

08 janeiro 2008

Scotch Mist by Radiohead

Para quem (como eu) ainda não ouviu o novo trabalho dos Radiohead, apreciem esta quase uma hora de gravação com todas as novas músicas do álbum "In Rainbows".

05 janeiro 2008

Sugestão

Hoje na RTP 2, a partir das 22:45.

Djusé Mourinio

Eu não costumo seguir este programa, porque, enfim...Não acho muita piada à maioria dos "stand-uppers". Mas, de vez em quando, aparece lá um momento, ou dois, que são geniais.







Para mais vídeos da RTP (seja do Sempre em Pé, ou dos Gato, ou o que raio) ver aqui.

02 janeiro 2008